Tudo sobre ribbons! Com este artigo, você irá entender e compreender as principais diferenças entre os diversos tipos de ribbons.
Existem três tipos de ribbons, sendo ele o de resina, cera e misto, porém, você sabe qual é a principal utilização de cada um? Continue lendo para entender melhor.
Desenvolvido especialmente para utilização em atividades de automação em indústrias e cadeias de suprimentos, os Ribbons ou TTR (Thermal Transfer Ribbons), são películas, que através da transferência térmica, transfere a pigmentação para o substrato através do aquecimento da cabeça de impressão.
Esse método de impressão é responsável por garantir a qualidade dos pequenos caracteres e códigos de barras, além de ampliar a resistência da impressão comparado com outros métodos mais tradicionais, como laser ou jato de tinta (ink jet).
Tudo sobre ribbons: quais os tipos?
Existem três classificações para Ribbon, sendo eles: ribbon misto, cera e resina.
1 – Ribbon de Resina
O ribbon de resina é composto por uma grande porcentagem de resina a base de poliéster. Sua principal característica que o diferencia dos demais é ter resistência a agentes abrasivos como álcool e gasolina.
Ele é responsável por assegurar resistência a produtos químicos e abrasivos, oferece resistência a altas temperaturas, tem grande capacidade de dissipação estática, garante qualidade de impressão com redução de energia na cabeça térmica e produz códigos de barras com qualidade e velocidade.
Suas principais aplicações são utilizadas para hospitais e laboratórios de diagnóstico, indústria química, indústria automotiva, entre outros.
2 – Ribbon de Cera
Os ribbons de cera possuem cobertura em papéis autoadesivos, oferecendo energia reduzida na cabeça térmica da impressora, o que garante a maior durabilidade.
Algumas das vantagens de optar pelos ribbons de cera são: oferecer maior nitidez na impressão do código de barras, prolongar a via útil da cabeça térmica de impressão, proporcionar as imagens mais claras e contrastadas, entre muitos outros.
3 – Ribbon Misto
É composto por uma mistura de resina e cera, e por isso recebe o nome de “misto”. Ele proporciona alta qualidade de imagem, além de resistência moderada a produtos químicos. Em relação a sua aplicação, existe uma grande diversidade de possibilidades, sendo desde as mais simples até as mais complexas, como inventários, gôndolas, caixas de CD e DVD, etiquetas de advertências, entre outras.
As principais vantagens de utilizar esse modelo de ribbon são: oferecer maior versatilidade para aplicações em condições externas, maior resistência a borrões, riscos, manchas, e produtos químicos, imprimir em alta velocidade e com temperaturas menores, além de outras.
Após compreender o que é cada tipo de ribbon tem a oferecer, é importante estar atento a três aspectos fundamentais, sendo eles:
1 – Tipo de uso:
O tipo de uso de cada ribbon depende da modalidade de impressão, sendo ela por transferência térmica ou direta.
Quando a impressora térmica direta é utilizada, a impressão é sobre o papel térmico, sem a utilização de ribbons. Já com a utilização de transferência térmica, a impressão é mais duradoura e com maior qualidade.
2 – Tamanho da impressão:
O tamanho desejado para a impressão determina o tamanho da impressora utilizada, afinal, o rolo de etiquetas possui um diâmetro interno específico.
3 – Tamanho das etiquetas:
O mercado de ribbons conta com grande variedade de tamanhos e formatos, necessitando de atenção para não enfrentar nenhum tipo de dano com o aparelho utilizado.
Utilizar os ribbons de maneira incorreta pode ocasionar muitos problemas no resultado final da impressão, necessitando de um investimento maior em manutenções.
A Light Print atua no ramo de impressão de ribbons e etiquetas técnicas desde 1990, tendo total expertise para desenvolver o material que sua empresa precisa com garantia de qualidade.
Quer saber mais? Acesse o nosso site: www.lightprint.com.br