Tudo o que você precisa saber sobre essa forma de impressão.
Já ouviu falar em um processo de impressão chamado rotogravura? Dentro do setor gráfico, existem diversos processos de impressão, cada um com suas características e o processo de rotogravura é um desses.
No artigo de hoje vamos te contar tudo sobre esse processo de impressão que é perfeito para grandes tiragens.
Vamos lá!
De onde vem a rotogravura?
O primeiro protótipo desse modelo de impressão era chamado de intaglio, criado na Alemanha em 1446. Consistia em um processo de gravura em matriz de metal, só que ele não era adaptável à prensa de Gutenberg, que foi elaborada no mesmo período.
No ano de 1978, Karl Klic, um pintor que desejava gravar alguns de seus trabalhos artísticos acabou aperfeiçoando a técnica. Ele criou um sistema que fazia a transferência de uma imagem em negativo para uma chapa de cobre por meio de um papel que era envolvido por uma gelatina colorida.
Assim, foi criado o processo de impressão direta que conhecemos hoje em dia: rotogravura. Conhecido também como impressão de baixo relevo, por conta da imagem presente na matriz estar em um relevo mais baixo que o cilindro.
O que é e como funciona esse processo de impressão?
No processo de impressão em rotogravura são usados alguns cilindros encavográficos que contém perfurações que servem para transferir a tinta para a superfície final.
Os cilindros que são feitos de cobre devem ser cromados e uniformes, ou seja, todos precisam ser iguais. Neles são gravadas as imagens que serão impressas na superfície escolhida, a área da imagem é perfurada embaixo das pequenas células dos cilindros.
Os cilindros começam a rodar em um tinteiro, assim, a tinta penetra nas células que serão gravadas. O excesso de tinta deve ser removido com o auxílio de uma espátula, e logo depois disso, a tinta que sobrou nos cilindros formam a imagem na superfície quando estão sendo pressionados pelos cilindros de impressão.
Todo o processo é feito em máquinas rotativas. Quando é projetada para produzir em grandes quantidades e em altas velocidades ela é alimentada por bobinas. Já quando é feita para pequenas tiragens a máquina acaba sendo alimentada por folhas de papel.
Tipos de gravação da rotogravura
Por possuir custos elevados e um tempo de produção que leva determinado tempo, esse tipo de gravação acaba não sendo viável para pequenas gráficas. Antes era comum que essa gravação fosse feita em um processo parecido com as impressoras offsets, ou seja, uma camada cromada era aplicada no cilindro mas com imagem inversa, assim as regiões onde seriam impressas as imagens ficavam livres de cromato.
Atualmente a gravação dos cilindros de rotogravura pode ser feita de duas formas:
- Forma convencional: É a forma mais utilizada nas pequenas e médias tiragens. Nela, as células possuem o mesmo tamanho mas variam na profundidade. Por conta disso é possível imprimir em várias tonalidades da cor cinza sem que seja necessário utilizar redes, assim, as células mais profundas acabam reproduzindo cores mais escuras e as células menos profundas cores mais claras.
- Forma eletromecânica: É a mais comum na criação e impressão de editoriais, como revistas, catálogos, jornais e também em embalagens. Ela pode variar tanto na profundidade quanto no tamanho.
Destacamos que aqui na Light Print trabalhamos com a impressão de rotogravura para embalagens, compostas pelos mais diversos tipos de substratos, incluindo: papéis, polietileno, polipropileno e outros tipos de plástico.
Vantagens da rotogravura
O processo de impressão em rotogravura é ricamente vantajoso, podemos citar entre as principais vantagens:
- Impressões de altíssima qualidade;
- Alta tiragem – que pode ser feita em branco, preto e colorido;
- Tiragem com qualidade uniforme;
- Possui uma ampla gama de tonalidades quando comparada a outros tipos de impressão;
- Processo mais econômico quando feito em altas tiragens;
- Produção de alta velocidade;
- Chapas e cilindros mais duradouras.
É muito comum que esse processo seja usado em editoriais de jornais e revistas, na gravação de rótulos em embalagens semirrígidas e flexíveis e nos mais diversos tipos de indústrias.
A rotogravura é um processo de impressão indicado principalmente para clientes que têm alta demanda de produtos e precisam de grandes tiragens de uma só vez, perfeita para a produção de rótulos personalizados e etiquetas adesivas.
Sobre a Light Print
Somos uma empresa especializada na fabricação e impressão de rótulos, etiquetas adesivas e peças técnicas.
Atuamos nas mais diversas áreas do mercado, oferecendo soluções principalmente para as indústrias automotivas, químicas e de eletroeletrônicos. Sempre levando em consideração a necessidade e desejo de cada cliente para a criação e impressão de suas peças.
Contamos com profissionais altamente qualificados e especialistas para entregar apenas o melhor para você e sua empresa. Sabemos que cada embalagem é feita para ser única e exclusiva, por isso, priorizamos a qualidade em cada etapa do processo de fabricação, impressão e distribuição de cada uma.
Conheça as nossas soluções:
- Rótulo e etiquetas adesivas;
- Peças técnicas para as indústrias;
- Ribbons de cera, misto e resina;
- Impressoras com dados variáveis;
- Serviços de aplicações de rótulos e etiquetas em diversas embalagens;
- Serviço para gestões estratégicas de estoque;
- Entre muitos outros!
Não importa o segmento da sua empresa, aqui você encontra as melhores soluções quando o assunto é impressão de qualidade.
Se quiser saber mais sobre os nossos produtos e serviços é só clicar aqui e entrar em contato com a gente!
Venha colar a sua marca com a nossa empresa!