Selo Procel: você sabe o que ele significa?

Selo Procel: você sabe o que ele significa?

O Selo Procel de Economia de Energia é comumente encontrado em aparelhos eletrodomésticos, mas você sabe o porquê ele é tão importante? Saiba tudo no blog da Light Print!

Se você já foi comprar algum eletroeletrônico ou eletrodoméstico, provavelmente se deparou com o Selo Procel de energia. Este selo representa a classificação de economia de energia, e é de extrema importância para reduzir os custos no final do mês e ajudar o meio ambiente.

Quem conhece a importância do Selo Procel provavelmente busca por um selo com a classificação A, indicando que aquele produto consome o mínimo de energia possível.

O Selo de Energia Procel possui funcionalidades e informações muito interessantes que todos os consumidores e fabricantes devem saber. Preparamos o post de hoje com todas elas!

Tudo sobre o Selo Procel de energia

Conhecido como Selo Procel de Economia de Energia, ele foi criado em 8 de dezembro de 1993 pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) da Eletrobras e instituído em Decreto Presidencial.

Normalmente, encontramos este selo em ares-condicionados, geladeiras, televisores, fogões e demais tipos de aparelhos que possuem informações de energia. Seu principal objetivo é medir o nível de eficiência energética dos aparelhos. Quando o selo possui classificação A, significa que ele consome menos energia, e assim por diante, por isso ele é eficiente quando falamos em energia.

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Estatística) é o responsável pela confecção do Selo Procel, juntamente com pesquisadores de laboratórios e universidades e fabricantes, produzindo equipamentos mais econômicos e eficientes.

Entretanto, nem todos os eletroeletrônicos e eletrodomésticos são classificados com o Selo Procel de Energia. A adesão do selo é voluntária e é uma escolha das empresas fabricantes do produto, e por isso eles precisam solicitar a inclusão.

Além de indicar economia de energia, o Selo Procel também apresenta a qualidade dos produtos que levam este selo. Os produtos e equipamentos com o Selo são aprovados pela Eletrobrás em laboratórios de qualidade.

Quais são os produtos que levam o Selo Procel? Conheça todos!

4 principais categorias denominam a segmentação do Selo Procel. São elas:

Eletrodomésticos

  • Micro-ondas;
  • Ares-condicionados;
  • Ventiladores;
  • Congeladores;
  • Geladeiras;
  • Lavadoras;
  • Televisores.

Iluminação

  • Lâmpadas fluorescentes (127V / 220V);
  • Luminárias de LED;
  • Lâmpadas de LED;
  • Reatores.

Bomba e Motor

  • Motores elétricos;
  • Motobombas e bombas.

Solares

  • Sistema de aquecimento solar, com coletores solares e reservatórios térmicos;
  • Sistema fotovoltaico.

Quais as principais informações no Selo Procel?

O Selo Procel conta com informações importantes sobre energia, utilização, modelo e sobre o aparelho em si. São elas:

  • Eficiência energética: a eficiência é classificada de “A” a “E”, sendo o A o nível de economia de energia mais eficiente e o E o nível menos eficiente;
  • Marca e modelo do aparelho;
  • Valor de consumo de energia: em KWh/mês ou porcentagem de rendimento energético;
  • Consumo de energia em modo stand-by: desligado, mas na tomada;
  • Especificações técnicas que variam de produto por produto.

Saber essas informações é extremamente importante para consumir menos energia e consequentemente reduzir o custo mensal de gastos.

Selo Procel x Selo Conpet: qual a diferença?

Assim como o Selo Procel, o Selo Conpet, também desenvolvido pelo governo federal, foi criado em 1991 para evitar o desperdício de recursos naturais não renováveis no Brasil. Concedido pela Petrobrás, ele complementa a utilização do Selo Procel, com a diferença de averiguar a economia de equipamentos e produtos que utilizam do gás, petróleo e demais componentes químicos.

Fonte: Inmetro

Portanto, ele garante que esses produtos sejam feitos de maneira econômica. O Selo Conpet é fornecido para aparelhos como fogões, forno a gás e aquecedores de água a gás também.

A importância do Selo Procel: como ele ajuda o consumidor?

Que o Selo Procel é um indicador de economia de energia e preço, você já sabe. Mas sabe quais benefícios além desses ele representa?

  • Estimula a fabricação e venda de produtos econômicos que minimizam os impactos no meio ambiente;
  • Oferece informações importantes na hora da compra, especificações técnicas que podem fazer o consumidor escolher o melhor produto.

O Selo Procel é responsável por indicar informações relacionadas ao consumo de energia, além das especificações técnicas do produto, indicando que ele é um equipamento feito com base nos principais padrões de qualidade. Seu principal benefício e objetivo é reduzir os custos com aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, preservando o meio-ambiente e a energia.

Ele é encontrado em diversos tipos de equipamentos. Sabia que a Light Print é responsável pela impressão do Selo Procel?

Nossa empresa de etiquetas técnicas adesivas possui um processo completo de impressão e inspeção de qualidade, assegurando que este selo seja impresso com eficiência e com a qualificação exigida pelos segmentos eletroeletrônicos, eletrodomésticos, automotivos e muito mais.

Sua empresa está precisando do Selo Procel para aplicação em produtos variados? Conte com a Light Print para impressão deste e de diversos outros tipos de etiquetas técnicas adesivos, rótulos, ribbons e peças técnicas!

Conheça nossos produtos e serviços acessando www.lightprint.com.br

Deixe uma resposta

Fechar Menu