Papel Liner: o que é e qual sua importância?
papel liner

Papel Liner: o que é e qual sua importância?

Com este blog, entenda mais sobre a importância do papel liner para empresas e indústrias brasileiras. 

“Adote o ritmo da natureza: o segredo dela é a paciência” como bem afirma Ralph Waldo Emerson. Atualmente, empresas do mundo todo vem se preocupando com a sustentabilidade e com cada ação que é produzida ou descartada dentro do ambiente corporativo. Hoje em dia, muitos negócios sabem que o meio ambiente deve ser respeitado e preservado, e por isso, não poupam esforços para adotar medidas de sustentabilidade.

Dentro do âmbito de etiquetas e rótulos adesivos, um dos parâmetros que mais oferece margem para contribuir positivamente com o ecossistema é o papel liner, afinal, a partir de sua reciclagem, é possível que as empresas lucrem e contribuam para o meio ambiente. Neste blog preparado pela Light Print, você saberá tudo sobre o papel liner e como ele pode ajudar a sua empresa. Tenha uma ótima leitura!  

Papel liner: o que é? 

Papel Liner: o que é e qual sua importância?

O liner é considerado o papel base do autoadesivo. Ele pode ser tanto siliconado, parafinado ou resinado, e é principalmente utilizado na rotulagem dos produtos. Ele pode atuar desde a adesivação de paredes e móveis até o envelopamento de carros, daí surge a importância dos rótulos e etiquetas adesivas, principalmente nos setores automotivos, industriais e comerciais. 

O papel liner é muito aderente, e por isso, é uma das melhores escolhas para produtos que necessitam de suporte. Ele é o grande responsável por controlar a estrutura superficial do adesivo e protegê-la de sujeiras ou de uma possível degradação. 

Papel liner: características 

Existem dois tipos de papel liner no mercado: o liner sintético e o liner de papel. O liner sintético é feito a base de poliéster/poliolefinas e tem características suaves, impermeáveis e flexíveis. Já o liner de papel possui algumas subdivisões que devem ser especificadas a fundo, como por exemplo:

  • Papel liner comum: mais pesado e sem revestimento, muito utilizado na fabricação de etiquetas; 
  • Papel liner revestido: possui baixo deslizamento e normalmente é aplicado em películas autoadesivas para impressão. Em específico, indicado para evitar que a umidade ou o calor danifique o liner;
  • Papel liner revestido de polietileno: é o tipo mais comumente utilizado, possui estruturas com vários formatos de adesivos, que resultam diretamente no desempenho do adesivo;
  • Papel liner revestido de polietileno com película de plástico: esta película é responsável por impedir que a tinta ou toners estraguem o liner. 

Papel liner e sua reciclagem 

Apesar da conscientização de muitas empresas sobre o assunto, um baixo volume de papel liner é destinado para sua reciclagem, sendo que grande parte dos resíduos é enviada para aterros ou incineração, contribuindo negativamente para o meio ambiente.

Muitos negócios não possuem conhecimento quanto aos processos específicos de separo e envio do liner ou simplesmente veem nestas etapas ausência de comodidade, e com isso, acabam prejudicando o ecossistema.

No processo de implementação do liner, após sua aplicação em rótulos e adesivos, ele acaba sendo deixado de lado ou descartado incorretamente, situações essas que não são recomendadas. 

A reciclagem do papel liner possui vantagem em dobro, pois além de contribuir para o meio ambiente, é muito mais viável para o financeiro das empresas participantes. A reciclagem do papel liner resulta em uma reintrodução da fibra na cadeira produtiva do papel. É um ciclo que não gera efluentes e há a reutilização da água na reciclagem e no processo de fabricação do papel liner. 

O que pode ser feito a partir do liner? 

O processo de reciclagem do papel liner visa no desenvolvimento de uma polpa celulósica, denominada “polpel celulose”, que se torna matéria prima para a produção de papel novamente.

Laboratórios e pesquisadores renomados atestaram a eficácia e qualidade da polpa celulósica, e as organizações que decidiram adotar este produto da reciclagem se beneficiam em diversos quesitos! 

É comum que indústrias e empresas de papel ou segmentos técnicos possuam processos com produtos químicos envolvidos, entretanto, com a utilização da polpa celulósica e na aplicação da reciclagem, esta matéria prima possui índices de contaminação reduzidos, uso de substâncias químicas biodegradáveis, aproveitamento e reutilização de água potável e cessação de efluentes líquidos. 

Principais vantagens da reciclagem do papel liner 

Como já citado anteriormente, a reciclagem do papel liner traz diversos benefícios as empresas que trabalham com produtos que geram resíduos. A Light Print separou alguns dos principais benefícios para que você possa conhecer: 

  • Para empresas geradoras de resíduos: redução dos custos na destinação e ajuda ao meio ambiente;
  • Para empresas que utilizam o produto após a reciclagem: desde a desagregação das aparas de papel ao descanso da pasta celulósica, o esquema de reciclagem acontece sem perda de massa e com reaproveitamento de sobras geradas no processo. É uma oportunidade de economizar e garantir os lucros da empresa. 

A função da Polpel na reciclagem do liner 

A Polpel é uma empresa sediada na cidade de Guarulhos desde 2014 responsável por arrecadar os resíduos de diversas empresas brasileiras, oferecendo uma alternativa mais ecológica. A Light Print e a Johnson & Johnson são organizações brasileiras que destinam seus resíduos em liner para a Polpel.

O processo consiste em recuperar a fibra do liner e encaminhar esses materiais para indústrias que atuam com fabricação de papel. São mais de 600 toneladas de papel liner de uma única empresa parceira por ano destinadas para a Polpel. 

Vale ressaltar, ainda, que a Polpel possui capacidade para reciclar três vezes mais do que lhes é fornecido, e por isso, empresas preocupadas com o meio ambiente devem destinar seus resíduos para uma causa benéfica e positiva. 


A preocupação com um futuro melhor vai muito além de apenas fazer a sua parte. É preciso se preocupar com o coletivo e traçar estratégias para resultados eficazes. A Light Print se orgulha em ser uma empresa parceira e certificada pela Polpel, destinando seus resíduos para uma funcionalidade melhor. Somos uma empresa de etiquetas térmicas, rótulos adesivos e oferecemos serviços que trabalham em prol da comunidade e do meio ambiente. Para saber mais sobre a Light Print, acesse nosso site: http://www.lightprint.com.br e conheça todos os nossos serviços, certificações, produtos e como contribuímos para a sustentabilidade.

Fontes: https://www.celuloseonline.com.br/papel-liner/

https://tissueonline.com.br/reciclagem-de-liner-no-brasil/

https://www.embalagemmarca.com.br/2016/12/polpel-e-referencia-em-reciclagem-de-liner-papel/

Deixe uma resposta

Fechar Menu