Etiqueta térmica: entenda a sua importância
etiqueta térmica

Etiqueta térmica: entenda a sua importância

Com este blog, você entenderá um pouco mais sobre o que é uma etiqueta térmica e porque ela é importante para empresas, comércios e indústrias.

Etiquetas adesivas são materiais tão importantes quanto os demais para indústrias e empresas que trabalham com a fabricação ou revenda de peças técnicas. As etiquetas são responsáveis pela identificação e impressão na fixação de dados. Nelas podem estar contidos: código de barras, imagens, textos, números, dados fixos e variáveis.

Quer entender qual é a importância das etiquetas térmicas adesivas? Continue lendo o blog preparado pela equipe da Light Print! 

O que é uma etiqueta térmica? 

Etiqueta térmica: entenda sua importância

A etiqueta térmica é um tipo de material destinado para diversos tipos de segmentos, incluindo varejo, indústrias, comércios e serviços gerais. As etiquetas são destinadas a impressoras térmicas, sendo desenvolvidas obedecendo o modelo de cada impressora, assim como o tamanho e a respectiva gramatura.

Rótulos adesivos possuem funções muito importantes para diversos tipos de produtos, como informar sobre as suas principais características, sinalização, marcação e decoração da embalagem. Para que isso possa ser feito da forma correta, existem modelos de papéis e filmes ideais. 

Tipos de papéis para impressão de etiqueta térmica 

  • Fosco;
  • Couchê;
  • Monolúcido;
  • Termotransfer;
  • Laminado, prata e ouro (fosco e brilho);
  • Térmico;
  • Fluorescente. 

Tipos de filmes para impressão de etiqueta térmica

  • Polipropileno (branco fosco, branco brilho, branco perolado, metalizado ou transparente);
  • Poliéster (branco fosco, branco perolado, prata brilho, prata fosco ou transparente);
  • Polietileno (branco brilho);
  • Policarbonato (cristal ou texturizado);
  • Laminado, prata e ouro (fosco e brilho);
  • Vinil (transparente e colorido).

Frontal é a denominação dada para a superfície que receberá a impressão. Ele pode ser dividido em dois grupos: 

Adesivo 

É responsável pela aderência do frontal à superfície da aplicação podendo ser permanente, reposicionável e removível. Existem basicamente dois tipos de auto-adesivos: Borracha (Hot-Melt) e Acrílico (Água), normalmente a superfície aplicada e o tipo de exposição que define o adesivo.

Liner

O liner é uma camada de papel ou filme que funciona como suporte para a etiqueta, protegendo o adesivo antes da aplicação.

Vale ressaltar que a etiqueta térmica deve ter duas características em específico: resistência e durabilidade.

O mercado da etiqueta térmica adesiva para indústria é um dos que mais demanda rótulos e ribbons específicos, pois necessitam de resistência aos riscos que substâncias químicas trazem, não perdendo informações importantes durante o transporte e armazenamento. 

Apesar do mercado de etiquetas ser um mercado amadurecido em quase todos os setores, ainda existem empresas que não optaram pela inserção das etiquetas térmicas.

As etiquetas térmicas são muito utilizadas por empreendimentos que possuem a necessidade de impressão em grande quantidade. A impressão térmica possui uma grande vantagem em relação a impressão tradicional, afinal, realiza impressões de grandes quantidades em pouco tempo. 

Como funciona a impressão da etiqueta térmica?

Para que a etiqueta térmica seja da mais alta qualidade, é preciso que o seu processo de produção seja feito detalhadamente e com cuidado. A impressão da etiqueta térmica se inicia no envio da informação para o software da impressora térmica responsável, que irá transmitir toda a informação para a cabeça da impressão.

Uma vez que esta ação for realizada, a cabeça da impressão esquentará a etiqueta térmica somente em pontos pré-estabelecidos, formando assim, as letras e imagens que conhecemos.

Normalmente, a impressão é realizada somente na cor preta, entretanto, existem possibilidades de impressoras térmicas que imprimem etiquetas térmicas que conseguem realizar a impressão de duas cores, as chamadas impressoras térmicas bicolores. 

Quais os benefícios de se utilizar uma etiqueta térmica em seu negócio?

Além da impressão de etiquetas térmicas ser um processo de alta qualidade feito em pouco tempo, existem outros benefícios que complementam a sua escolha por indústrias e empresas de grande porte, como por exemplo, a diminuição nos custos!

Isso porque a impressora da etiqueta térmica funciona apenas com o calor da reação química, sem a necessidade da aplicação de tonners ou cartuchos, equipamentos que muitas vezes podem acabar saindo um pouco mais caro do que o esperado.

A impressão da etiqueta térmica, sobretudo, é rápida e silenciosa, e apesar de não oferecer tantas possibilidades de cores, é a melhor opção para quem deseja realizar a impressão por um preço mais em conta e com uma qualidade excelente. 

Aonde a etiqueta térmica pode ser aplicada? 

Para indústrias e comércios, a etiqueta térmica pode ser aplicada em: 

  • Impressão de código de barras, assegurando que a impressão seja feita com qualidade e o código seja lido com mais facilidade, evitando problemas na hora de checá-lo;
  • Informações de logística dos produtos, contendo endereço, condições ideais de transporte, se é um produto frágil ou se necessita de refrigeração, por exemplo. 

Para laboratórios, elas possuem funcionalidades semelhantes:

  • Identificação dos materiais coletados do cliente, como amostras de sangue;
  • Otimização de estoque;
  • Papel na indústria alimentícia, uma vez que fornece informações indispensáveis sobre os ingredientes utilizados, calorias e validade. 

Etiqueta térmica e etiqueta de transferência térmica: qual a diferença?

Uma das questões que mais provoca dúvidas é a funcionalidade da etiqueta térmica em função da etiqueta de transferência térmica, a começar pela diferença entre ambas. As etiquetas térmicas são tipos de materiais que não necessitam de tinta como consumível, ou seja, possui um material tratado que, ao passar pela cabeça da impressão, se torna automaticamente escuro após aquecimento e assim, a impressão é realizada.

Já no caso da etiqueta de transferência térmica, é necessário que exista o suporte de impressão (material), fita de transferência térmica (ribbon ou foil), sendo transferida para a etiqueta durante a passagem pela cabeça da impressão. Para etiquetas que necessitam de mais durabilidade e garantia, a etiqueta térmica é o modelo ideal de aplicação, pois preserva essas características e garante uma boa qualidade do produto durante toda a trajetória dele. 

Norma ISO 9001

A certificação ISO 9001 é uma nomeação para empresas que atingiram o alto nível de qualidade na produção de seus materiais, incluindo as etiquetas térmicas. Felizmente, a Light Print é certificada pela ISO 9001, provando que a qualidade é um dos nossos selos. Antes de fechar negócios com empresas de etiquetas térmicas, certifique-se de que elas possuem certificações de qualidade a nível mundial, como a Light Print! 

A etiqueta térmica é um material de extrema importância para empresas, indústrias e comércios que necessitam de uma alta demanda para preencher os seus produtos ou embalagens com etiquetas térmicas que sejam capazes de levar a informação correta até o destinatário. Uma boa etiqueta térmica deve sempre prezar a qualidade de impressão, no material e no processo de produção.

A Light Print é uma das empresas que se destaca no ramo de etiquetas técnicas, ribbons e rótulos adesivos, além da impressão como um todo. São mais de 30 anos atuando especificamente no mercado de etiquetas adesivas e oferecendo materiais de qualidade para diversos tipos de segmentos. 

A Light Print atua com: 

  • Etiquetas térmicas adesivas;
  • Rótulos adesivos;
  • Peças técnicas;
  • Ribbons;
  • Equipamentos;
  • Assistência técnica;
  • Gestão estratégica de estoque; 
  • Atualização dos layouts de etiquetas de risco para transporte de cargas perigosas.

A Light Print possui diversas opções em rótulos adesivos e etiquetas térmicas com dados variáveis. Aqui, todas as produções são feitas de acordo com o que é solicitado pelo cliente, e nós atuamos na inserção de imagens, textos, código de barras, números organizados e ordenados, além de orientações numéricas. A Light Print atua também na fabricação precisa de tamanhos, que podem ser pequeno, médio ou grande. 

Se você possui interesse em entrar em contato com a empresa que garante qualidade, basta acessar o nosso site e solicitar seu orçamento em: www.lightprint.com.br/contato.

Para mais conteúdos como este, continue de olho em nosso blog mensal!

Deixe uma resposta

Fechar Menu