O que é flexografia?

O que é flexografia?

Tudo o que você precisa saber sobre o processo de impressão em flexografia!

No universo das gráficas existem inúmeros processos de produção que podem ser feitos para garantir a qualidade dos produtos impressos. A flexografia é um deles! 

Ele é um processo muito comum quando o assunto é a impressão de rótulos e etiquetas para embalagens que são comercializadas nos mais diversos segmentos do mercado. No artigo de hoje você vai entender tudo sobre esse assunto. 

Vamos lá!

O que é flexografia?

De forma bem direta e objetiva, a flexografia nada mais é do que uma maneira de impressão que é realizada por meio de um chapa que possui um relevo que é constituído por uma borracha chamada cliché. 

Essa chapa recebe a tinta e a transfere para a superfície de destino, ou seja, a embalagem. Simplificando ainda mais, podemos dizer que o processo de impressão flexográfica é parecido com um carimbo, só que mais sofisticado! 

Não existem dados que comprovem a origem desse processo, alguns dizem que ele surgiu na Inglaterra, mais precisamente na cidade de Liverpool, em meados do século XIX, outros afirmam que a origem está nos Estados Unidos, no ano de 1860.

O que podemos afirmar é que no começo a flexografia era chamada de “impressão com anilina” e só no ano de 1952 durante o 14º Fórum do Instituto de Embalagens, seu nome foi mudado para o que conhecemos hoje. 

Esse sistema de impressão pode ser usado em diversos produtos gráficos, mas sua utilização é recomendada principalmente na impressão de embalagens feitas de papel, plástico, folhas de alumínio e cartões. 

Como funciona o processo de flexografia?

Antes de qualquer coisa é preciso definir qual tipo de tinta será usada no processo de impressão, atualmente, existem três tipos de aplicações flexográficas:

  • Feita a base de solventes;
  • Feita a base de água;
  • E por fim, feita a base UV curável.

Depois disso o processo pode ser iniciado, ele é feito da seguinte forma: 

No primeiro momento a área da superfície que será impressa é disposta em relevo, as áreas de grande relevo são as primeiras a receberem a tinta. Logo depois a tinta é transferida do cliché para o suporte selecionado e assim é usado nas embalagens. 

Para isso é utilizada uma chapa bem flexível que pode ser disposta sobre os cilindros com a ajuda de uma fita adesiva atuando na impressão de diversos tipos de produtos. De forma geral, o processo de flexografia é dividido de duas formas:

  1. Em Banda Larga – que é quando a impressão está ligada à embalagens de papel de presente, editoriais e cerâmicas;
  2. Em Banda Estreita – nesse caso, a impressão está ligada diretamente a impressão de rótulos, etiquetas e adesivos. 

A máquina utilizada durante a impressão flexográfica é composta por um rolo tomador de borracha que manda a tinta para a matriz. É necessário um cilindro específico para montar a matriz, que deve ser montada no cliché de borracha. 

Existem, no total, quatro modelos de máquinas impressoras: plana, modular, stack e tambor central. Cada uma com sua especificidade: 

  • As planas são recomendadas para quem busca a impressão em chapas de papelão, geralmente o ondulado. 
  • As modulares são perfeitas para a impressão de rótulos, etiquetas e adesivos. 
  • Já as máquinas conhecidas como tambor central são indicadas para a impressão de embalagens mais flexíveis e de rótulos. 
  • Por fim, as máquinas do modelo stack que são indicadas para a impressão de sacos simples. 

Geralmente, todas essas máquinas contém um sistema de circulação de ar quente que proporciona a secagem rápida.  

Vantagens e desvantagens da flexografia

Como todos os processos a flexografia também possui suas vantagens e desvantagens, certo? Então vamos conhecer quais são elas!

Primeiramente gostaríamos de destacar que a impressão flexográfica é altamente vantajosa, a prova disso é que existem muito mais vantagens do que desvantagens, sabia? Olha só:

As únicas desvantagens de todo o processo de impressão é que ela tem baixo rendimento quando são usadas tintas de meio tom, sendo assim não é recomendável usar durante a impressão meios tons ou tons em degradê. Outra coisa a ser destacada é que quando são usados elementos muito pequenos e detalhados a impressão acaba ficando com uma péssima definição. Fora isso, é só vantagem!

  1. Esse processo permite imprimir em uma grande variedade de materiais, tanto os celulósicos – que são os materiais absorventes, como os papéis – quanto em plásticos; 
  2. Permite a impressão interna e externa das embalagens;
  3. Os clichés tem capacidade de imprimir milhares de vezes – com muita qualidade e mantendo um bom nível de produtividade;
  4. Na impressão sem emenda é possível fazer a impressão de papéis de presente e produtos para decoração;
  5. Algumas máquinas flexográficas podem imprimir usando dez cores e em grandes velocidades;
  6. Existem diversas opções de sistemas de tinta que podem ser usados para necessidades e aplicações específicas;
  7. Na flexografia é possível deixar pré-estabelecido a quantidade de tinta que será usada para cada arte que será produzida;
  8. Em casos de efeitos especiais podem ser usadas tintas metálicas e fluorescentes;
  9. Com treinamento e prática é possível realizar ajustes, chamados de setups, mais rápidos e ainda mais precisos;
  10. É possível produzir uma enorme quantidade de produtos impressos. 

Vale ressaltar que o avanço tecnológico possibilita cada vez mais que essas impressões sejam otimizadas, ou seja, a tendência é que as máquinas flexográficas aumentem a capacidade de produção, otimizando os processos e aumentando a produtividade. 

Como vimos ao longo deste artigo, a flexografia é um processo de impressão mais direto. Sua principal característica é que ela imprime em relevo, ou como é conhecida no mercado de impressão, em forma relevográfica. 

Essa impressão funciona como uma espécie de carimbo nas embalagens em que são aplicadas, ela pode ser usada em diversas superfícies e traz muitas vantagens! Durante o processo de impressão são utilizadas tintas que podem ser feitas à base de água, curadas pela luz UV ou até mesmo solventes. 

Vimos também que as impressoras flexográficas possuem grande produtividade, ou seja, imprimem grandes quantidades em pouquíssimo tempo!

Bom, chegamos ao final de mais um artigo, mas não fique triste!

Tem muito mais conteúdo vindo por aí, fique de olho no nosso blog para não perder nada!

Sobre a  Light Print

Somos uma empresa especializada na impressão de rótulos, etiquetas e peças técnicas adesivas. Atuamos desde 1990 com o intuito de oferecer aos nossos clientes, parceiros e colaboradores as melhores soluções para os seus produtos e com um preço bem competitivo. 

Por aqui também trabalhamos com a impressão de flexografia, sabia?

Usamos a mais avançada tecnologia tanto nas máquinas quanto em seus sistemas. Por aqui, temos a flexográfica com uma até oito unidades de impressão. Com um processo de impressão direta no adesivo e com secagem rápida em UV entre as cores e aplicação de cold stamping. 

Garantimos sempre as melhores e mais atraentes embalagens. 

Todos os nossos produtos e serviços são feitos com base nas necessidades de cada um de nossos clientes, tudo pensado para ser personalizado e único. 

Criamos, desenvolvemos, fabricamos e comercializamos tudo o que você precisa para se destacar no mercado!

Somos referência nos seguintes segmentos do mercado:

  • Indústria automotiva – possuímos uma linha específica de produtos para esse mercado, já que ele exige peças altamente qualificadas e de longa durabilidade. Elas precisam aguentar temperaturas extremas e grandes processos químicos. Estamos tão comprometidos com esse segmento que nossa empresa foi reconhecida pela norma IATF 16949, que garante a qualidade no setor automotivo. 
  • Indústria química – para o mercado químico, que necessita de rótulos e ribbons específicos, desenvolvemos soluções altamente resistentes, que podem ser expostas às substâncias mais usadas nesse segmento. 
  • Indústria de eletroeletrônicos – mais um segmento altamente exigente, que necessita de  peças técnicas cada vez mais resistentes às mais diversas situações, desde temperaturas extremas, passando por substâncias químicas até ao atrito do transporte. Para esse mercado, a Light Print desenvolve rótulos e etiquetas que possuem grande resistência e durabilidade, garantindo a qualidade das peças até a chegada ao consumidor final. 

Aqui na Light Print você encontra desde a impressão flexográfica até o serviço de gestão de estoque. Temos soluções completas para sua empresa!

Quer saber mais sobre a gente e tudo o que podemos te oferecer? 

Acesse o nosso site http://lightprint.com.br/ ou entre em contato pelo telefone 

(11) 4367-8830. 

Se preferir preencha esse formulário aqui, que a gente entra em contato com você em breve!

Vem colar sua marca com a gente!

Fechar Menu