Ribbon Cera

Ribbon Cera

Quem usa impressora térmica provavelmente já ouviu falar em ribbon cera ou ribbon de cera, mas e você? Já ouviu falar nesse produto? Sabe pra que ele serve? Se a resposta for não, vem com a gente!

Ao longo deste artigo você vai descobrir tudo sobre os ribbons de cera e sua importância para as gráficas. 

Os ribbons, conhecidos também como fita de transferência térmica são de modo geral, películas plásticas revestidas com tinta. Com o calor da impressora, essas películas  transferem as informações para as embalagens que serão inseridas em determinados produtos.  Elas possuem duas faces, uma parte coberta por silicone e a outra com tinta, que podem ter cores variadas – as mais comuns são, preto, branco, amarelo, azul, verde e vermelho.

Os ribbons de cera são uma dessas películas, que quando passam pela cabeça térmica da impressora e ficam aquecidas em alguns pontos, distribuem as informações para o papel ou filme. 

O ribbon cera é mais barato em comparação com os outros tipos encontrados no mercado. Eles  podem ser impressos em alta velocidade e não necessitam de temperaturas muito elevadas, e isso faz com que o desgaste da cabeça de impressão seja menor, aumentando sua durabilidade.

Vale ressaltar que embora o ribbon cera seja muito bom em atender às principais demandas de impressão das empresas, ele tem baixa resistência em alguns sentidos. Por exemplo, temperaturas extremas, lavagens industriais, produtos químicos e atritos. 

Onde o ribbon cera é utilizado?

Esse tipo de ribbon pode ser usado tanto em etiquetas de papel quanto em filmes. Se a escolha for usar em etiquetas filme é necessário realizar um teste, por isso, geralmente a etiqueta de de papel é a mais escolhida.

É muito comum que o ribbon de cera seja aplicado em:

  • etiquetas para distribuição; 
  • etiquetas de inventários;
  • etiquetas para indústrias farmacêuticas; 
  • etiquetas nutricionais;
  • etiquetas sinalizadoras;
  • etiquetas para parquímetros;
  • etiquetas para identificação de determinados produtos;
  • entre outras.

Por ser aplicável de maneira mais geral, é comum encontrar a impressão com ribbon cera em etiquetas de roupas, alguns produtos alimentícios, códigos de barras, preços e promoções de diversos produtos.

Mesmo a impressão sendo em alta velocidade, a qualidade no resultado final é excelente, sendo uma boa escolha para diversos segmentos de mercado. 

Vantagens de utilizar o ribbon cera

A impressão térmica é uma ótima opção para vários segmentos no mercado. Além de oferecer uma grande qualidade no resultado final da impressão, ela oferece outros tipos de benefícios para as empresas. 

Entre os vários benefícios que o ribbon de cera oferece, os principais são:

  • Qualidade da visualização das informações;
  • Velocidade na produção;
  • Economia dos insumos;
  • Grande resistência a borrões e riscos;
  • Permite que a cabeça térmica de impressão tenha uma vida mais prolongada;
  • Oferece imagens com maior contraste e claridade.

O ribbon cera é uma excelente opção para as empresas que buscam um bom custo benefício e agilidade na entrega das impressões. 

Vale ressaltar que antes de escolher qual modelo de ribbon será usado é importante que você considere qual será o material que deseja para a impressão. Isso porque cada ribbon é indicado para um material específico e a escolha errada pode afetar o resultado final do produto. 

ribbon cera

Aqui na Light Print, trabalhamos com os três tipos de ribbons, cera, misto e resina. Cada um pensado exclusivamente para as necessidades dos nossos clientes!

A Light Print oferece diversas opções de serviços de impressão em etiquetas e rótulos para os diferentes segmentos da indústria, incluindo:

Indústria automotiva: é um segmento muito exigente e necessita de etiquetas que resistam às situações mais extremas, desde temperaturas elevadas, umidade, ação de produtos químicos, ou seja, etiquetas que tenham maior durabilidade. 

Indústria química: esse segmento exige muita qualidade nas peças produzidas, isso porque os elementos químicos podem afetar a visualização das impressões dos produtos. A Light Print é especializada para ajudar as empresas desse ramo a se destacarem com etiquetas e rótulos que possuem grande qualidade. 

Indústria de eletroeletrônicos: esse é um segmento que possui grande demanda de serviços de impressão, as etiquetas e rótulos estão presente em várias partes de um mesmo produto e com variações diferentes de tamanho. Para que cada um tenha sua identificação correta, resistindo a situações extremas, a Light Print desenvolve materiais específicos para que os procedimentos realizados sejam de muita qualidade, oferecendo um excelente resultado final.

Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços e soluções para os diversos tipos de segmentos de mercado. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu