O que é a norma IATF 16949 e qual sua importância para o setor automotivo?

O que é a norma IATF 16949 e qual sua importância para o setor automotivo?

Leia este blog e entenda a importância da norma IATF 16949 para a gestão de qualidade dos processos em empresas e indústrias.

Segundo a NovaDutra concessionária, em 2018, foram registrados aproximadamente 23 mil casos de acidentes que envolviam panes no sistema do veículo na via Dutra. Este dado aponta para uma reflexão importante: a qualidade das peças dos veículos. Um dos pontos que assegura a qualidade e a segurança das peças é a norma IATF 16949, que avalia justamente a questão da qualidade. Para saber a fundo sobre o assunto, leia o guia completo da norma IATF 16949, produzido pela Light Print!

Norma IATF 16949: o que é?

A norma IATF 16949 é uma conduta de gestão de qualidade para empresas relacionadas ao setor automotivo. Esta norma aborda conceitos como: gestão estratégica, mentalidade de riscos, gestão de processos, entre outros tipos de controles. É composta também pelos mesmos requisitos de qualidade da ISO 9001.

Ela se aplica para todos os fabricantes de cadeia automotiva – veículos, peças, componentes e sistemas, incluindo as etiquetas técnicas também. Sua função principal é assegurar que a empresa fabricante esteja em dia com os requisitos da norma.

Nos anos 80, a norma QS-9000 e outras normas europeias já estavam em vigor, porém, ainda faltava uma certificação que englobasse todos os processos de empresas.

Inicialmente, a norma foi criada em conjunto com o comitê responsável pelos requisitos da ISO. Ambas as normas foram atualizadas, e por isso, empresas do setor automotivo devem possuir as certificações das duas normas para atuação de qualidade.

Certificação da norma IATF 16949  

A certificação da norma IATF 16949 demonstra para empresas ligadas ao setor automotivo que ela é responsável na produção de suas peças ou serviços, priorizando a qualidade. A norma avalia o compromisso com a Alta Direção, Partes Interessadas e seus riscos e impactos no SGQ.

Algumas empresas do segmento automotivo são responsáveis por inserir as empresas certificadas com a norma IATF 16949 em um banco de dados de fornecedores mundiais, utilizado exclusivamente por fabricantes de equipamentos originais. Esta medida é uma prática para manter os fornecedores sempre atualizados.

A norma IATF 16949 é utilizada, também, para manter contatos comerciais aquecidos, e por isso, ela se torna uma obrigatoriedade para empresas do segmento automotivo.

Benefícios da norma IATF 16949

É muito importante que as empresas e indústrias do setor automotivo possuam tanto a norma IATF 16949 e a ISO 9001 como certificação de qualidade. A IATF apresenta os seguintes benefícios:

  • Redução do número de auditorias de revisão;
  • Aumento de confiança durante propostas de contrato e parcerias;
  • Flexibilidade e adaptabilidade;
  • Capacidade de gerenciamento de riscos e imprevistos;
  • Gerenciamento de processos e custos;
  • Melhoria na eficácia da produção, nos processos e qualidade dos produtos.
  • Diminuição das variações de produção.

Riscos: por que a norma IATF 16949 existe?

Além de perigos para os motoristas envolvidos, o prejuízo que as falhas em peças e equipamentos podem proporcionar é extrema. Segundo o Automotive Business, o caso “Tanaka” apresentou um dano agravante de R$440 milhões de dólares no trimestre, em consequência de um defeito nos airbags.

Muitos dados demonstram que os acidentes nas estradas brasileiras, em grande parte, são provocados por defeitos como este. Então, o que fazer quando um acessório de segurança falha e a vida dos motoristas é posta em risco?

É para resolver e prever problemas como este que existe a norma IATF 16949, que leva segurança tanto para os consumidores finais quanto confiança para as montadoras, indústrias e empresas notificadas, além de assegurar os direitos básicos dos trabalhadores envolvidos, sejam eles terceirizados ou não.

A importância da norma IATF 16949

Com a série de etapas exigidas pela norma IATF 16949 para a certificação do determinado estabelecimento, os resultados finais são melhores valorizados. Os processos que são rigorosamente seguidos são avaliados pelos profissionais mais experientes de mercado, e por isso essa norma é tão importante.

Além de ser um requisito importante para a contratação de empresas e profissionais, a norma IATF 16949 reduz os riscos presentes dentro de uma organização do fornecedor.

Em uma indústria de produção mundial de automóveis, os processos envolvidos possuem a necessidade de serem minuciosamente controlados e qualificados. É uma obrigação das empresas e indústrias do segmento garantirem a padronização dos produtos e a qualidade deles.

Requisitos para a aquisição da norma IATF 16949

Se é um desejo da sua empresa adquirir a norma IATF 16949, são necessários alguns requisitos. Em primeiro lugar, é necessário realizar a implementação de um sistema eficaz de gestão que seja aceito nos requisitos da norma em conjunto com a ISO 9001.

A norma IATF 16949 é mais uma certificação de qualidade para vistoriar processos e aplicar melhorias em fluxos de produção das empresas, indústrias e organizações do setor automotivo. Com ela, essas empresas garantem credibilidade e o destaque neste mercado competitivo, e por isso, devem ser obrigatoriamente conquistadas e exigidas na hora de se realizar uma parceria.

Felizmente, a Light Print é certificada com as duas normas de qualidade do setor automotivo: a ISO 9001 e a IATF 16949, reconhecendo nossa empresa de etiquetas técnicas adesivas como uma grande referência na qualidade de produção.

A Light Print é uma fabricante de etiquetas, rótulos e ribbons, oferecendo também os serviços de gerenciamento estratégico de estoque, atualização de layout de risco e assistência técnica. Para saber mais sobre, acesse www.lightprint.com.br e conheça nossos principais diferenciais!

Fechar Menu