ABNT NBR 7500: qual a sua importância para o setor automotivo?

ABNT NBR 7500: qual a sua importância para o setor automotivo?

A norma ABNT NBR 7500 é responsável por garantir que os produtos transportados seguirão padrões de segurança. Leia nosso blog e saiba mais! 

O transporte de cargas perigosas, seja ele feito através dos modais terrestres, marítimos e aéreos está relacionado ao transporte de produtos de origem química, biológica ou radiológica que podem causar danos no meio ambiente e aos seres humanos. Esses produtos, se não bem identificados, podem colocar ainda mais em risco a segurança dos responsáveis pelo manuseio, transporte e outras atividades do setor.

A função das etiquetas técnicas é garantir que as informações serão transmitidas com a eficiência e qualidade exigidas. A norma ABNT NBR 7500 é uma das normas de segurança que avalia a atualização dos layouts de risco para transporte de cargas perigosas, cumprindo assim a sua função de segurança. 

A ABNT NBR 7500 é uma norma muito importante e que é exigida em muitos setores de atuação. Neste blog produzido pela Light Print, conheça tudo sobre a norma ABNT NBR 7500! 

O que é a norma ABNT NBR 7500? 

A função da norma ABNT NBR 7500 é indicar o procedimento adequado para identificar o transporte, manuseio, movimentação e armazenamento de quaisquer produtos e materiais classificados na categoria de risco. A norma avalia até mesmo os resíduos, visto que estes possuem grande incidência de substâncias danosas, consideradas um risco. 

A norma se trata, basicamente, sobre a identificação correta dos materiais para quem está em contato direto com eles saber sua procedência, características e principalmente os cuidados que deve tomar. 

A empresa que não estiver de acordo com as normas adequadamente pode levar muitos prejuízos, incluindo colocar em risco a vida dos próprios colaboradores. Além disso, está sujeita a fiscalização e proibição de atividades.

Qual a importância da norma ABNT NBR 7500?

A norma NBR 7500, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conta com uma simbologia de identificação de produtos transportados e armazenados. Sua identificação deve ser feita tanto nas unidades de transporte que recebem os produtos quanto nas embalagens. 

Sabe-se que atualmente, o transporte de materiais pelas rodovias brasileiras possui inúmeras falhas gravíssimas. Desde engarrafamentos, lentidão, acidentes com prejuízo de carga e a vida dos envolvidos, a ABNT NBR 7500 contribui para evitar tais riscos através da identificação para manuseio e transporte. 

Como é feita a identificação da norma ABNT NBR 7500?

A principal motivação da norma ABNT NBR 7500 é a identificação dos equipamentos e itens transportados. O exemplo mais comum é das etiquetas/placas de identificação em caminhões, cada uma com um significado especial. 

Elas também são importantes em casos de acidentes, por exemplo. Quando um órgão de resgate socorre o veículo acidentado, ele pode identificar a exata sinalização presente na carga, evitando assim contaminações e acidentes.

Para realizar a identificação adequada da norma ABNT NBR 7500, existem dois tipos de categorias de rótulos: 

  • Rótulo principal.
  • Rótulo subsidiário.

Quais são os produtos identificados pela norma ABNT NBR 7500?

O principal foco de identificação da NBR é no transporte de qualquer produto por via terrestre. Qualquer produto que seja transportado recebe as regras de identificação da NBR, incluindo até mesmo resíduos. 

A missão principal desta norma é realizar a averiguação de produtos considerados perigosos. São mais propensos a serem submetidos a acidentes, e por isso são os primeiros a serem avaliados.

Demais produtos também são avaliados pela ABNT NBR 7500, seguindo cores específicas, em formato de losango, devem contar com o código ONU de identificação e outras informações a depender do que está sendo transportado. 

A norma ABNT NBR 7500 é uma do conjunto de normas, como a IATF 16949 e ISO 9001, que tem como principal função identificar corretamente a sinalização e identificação de materiais, priorizando a segurança no transporte e no manuseio. Além de cuidar da identificação de produtos transportados pelas rodovias brasileiras, a ABNT NBR 7500 também verifica a gestão de resíduos, livrando riscos jurídicos e criando uma opção bem estruturada. 

É muito importante que a informação em etiquetas e peças técnicas seja preservada e identificada, cumprindo os objetivos das etiquetas e rótulos.

Na Light Print, os profissionais são responsáveis por avaliar os modelos de etiquetas de risco para transporte de cargas perigosas nos modais terrestres, marítimo e aéreo de acordo com as normas ABNT NBR 7500 e demais normas citadas. 

É de extrema importância que os layouts de etiquetas de risco para transporte de cargas perigosas sejam atualizados frequentemente, afinal, as características deste segmento exigem que o melhor esteja nas estradas.

A Light Print realiza a atualização do layout das etiquetas de risco periodicamente, atuando com este e demais serviços, além é claro, de produzir e comercializar etiquetas técnicas da mais alta qualidade, incluindo para norma ABNT NBR 7500. 

Que tal saber um pouco mais sobre os nossos serviços? Acesse www.lightprint.com.br e conheça a Light Print! 

Deixe uma resposta

Fechar Menu