Etiquetas e rótulos personalizados: qual a importância deles na construção da marca?

Etiquetas e rótulos personalizados: qual a importância deles na construção da marca?

Você sabe porque as etiquetas e rótulos são importantes para uma marca? Descubra isso e muito mais neste conteúdo!

As etiquetas e os rótulos possuem um papel fundamental nas embalagens de produtos, independente de qual seja o seu segmento. Afinal, elas estão diretamente ligadas a experiência do cliente e as estratégias de marca. 

As etiquetas e rótulos são dois itens essenciais para apoiar a construção da marca, mas não é só isso! Eles também são responsáveis pela relação dos consumidores com o produto. 

Por exemplo, se a sua embalagem tiver uma boa aparência, com as etiquetas e rótulos utilizados oferecendo informações relevantes é bem provável que o cliente a escolha diante das concorrentes. Isso acontece porque cerca de 60% dos consumidores fazem sua decisão de compra com base na embalagem, etiquetas e rótulos utilizados. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo!

Existe diferença entre etiquetas e rótulos?

Sim, embora muitas pessoas acreditem que não, existem algumas diferenças entre as etiquetas e os rótulos.  E, embora sejam diferentes, eles acabam se complementando. Olha só:

Os rótulos são desenvolvidos para oferecer mais visibilidade e, também, um apelo mais comercial ao produto. O objetivo principal dos rótulos é despertar a atenção e desejo do consumidor, além de transmitir as informações importantes sobre o produto.

Já as etiquetas são opções mais simples quando comparadas com os rótulos, porém, mais ampla. Geralmente, elas são utilizadas para oferecer informações sobre os órgãos reguladores e, também, identificar a marca. Podem ser tanto fixas quanto temporárias.

Elas também servem como complemento para os rótulos. Nesse caso, apresentam código de barras, promoções e informações sobre a composição da peça ou produto. 

Podem ser utilizadas ainda no controle interno, já que possuem números sobre registros e processos referentes ao ciclo de vida do produto e sua embalagem.

Qual a importância das etiquetas e rótulos?

As etiquetas e rótulos são importantes por diversas razões, muitas delas associadas a experiência do cliente. Além de informar os consumidores sobre o produto e suas características, elas são a primeira fonte de contato com a marca. 

Sendo assim, é fundamental dar uma atenção especial aos elementos visuais das embalagens, já que na maioria das vezes as decisões de compra são influenciadas, também pela apresentação do produto.

Com isso, fica evidente que as embalagens podem e, devem, ser utilizadas como estratégica de marca. As etiquetas e rótulos fazem parte de qualquer e toda embalagem, independente de qual segmento ela esteja presente, disso você já sabe! 

Quando elaboradas de forma personalizada, elas expressam a identidade da marca, ajudando a deixá-la ainda mais conhecida. Isso, em conjunto, possibilita uma diferenciação no mercado e, claro, dos concorrentes. 

Os rótulos e etiquetas são tão importantes para uma marca que, do mesmo modo que podem atrair e fidelizar os consumidores, eles também podem afastá-los. 

Uma pesquisa realizada pela Ipsos, empresa especializada em pesquisa de opinião, mostrou que grande parte dos consumidores tiveram experiências ruins na hora de retirar os rótulos removíveis de algumas embalagens e isso, os fizeram ter uma imagem negativa da marca. 

Se depois de tudo isso você ainda tem dúvidas sobre a importância das etiquetas e rótulos na experiência do cliente e na construção da marca, temos mais uma coisa para te contar!

Os elementos visuais possuem tanta importância na diferenciação e identificação da marca e do produto em si que servem como um canal de experiência emocional para os clientes e ajudam a transparecer as vantagens de adquirir aquele produto. 

Ou seja, os elementos usados no design como as cores, fontes, tom de voz e ícones ajudam a afirmar a identidade da empresa, aumentando os valores emocionais e despertando desejo de compra no consumidor. Por exemplo, os rótulos utilizados em bebidas artesanais transmitem não só os valores da empresa fabricante, mas, também,  despertam um sentimento de exclusividade de quem compra a marca. 

Na hora de pensar nas suas etiquetas e rótulos, pense também na sua estratégia de marketing. O que você quer transmitir aos seus consumidores? O que te diferencia dos concorrentes? Quais as informações chaves que precisam estar no rótulo?

Essas são apenas algumas das perguntas que podem te guiar. Quanto mais informações estiverem disponíveis, melhor! Mas, não se esqueça de pensar na experiência e necessidade dos seus clientes. 

Quais os tipos de rótulos utilizados em embalagens?

Se engana quem pensa que existe apenas um tipo de rótulo. Na verdade, existem dois tipos utilizados nas embalagens, cada um tem uma função. Conheça: 

Os primários: são aqueles rótulos que geralmente estão na parte da frente da embalagem. Possuem cores e imagens de alta qualidade para atrair a atenção dos consumidores, já que esses rótulos são os primeiros a serem vistos. 

Os secundários: são considerados complementares. Ficam na parte de trás da embalagem e oferecem  geralmente informações importantes para os consumidores. É comum que eles sejam mais simples, em relação ao design. 

Vale destacar que desenvolvê-los com informações relevantes, não só atrai mais consumidores como otimiza diversas etapas do ciclo de vida de um produto e dos processos envolvidos em sua distribuição e armazenagem. 

Vantagens das etiquetas e rótulos personalizados

As etiquetas e rótulos personalizados oferecem grandes vantagens para as marcas. Separamos algumas para você conhecer e entender melhor sobre a importância deles para sua marca e negócio:

  • Maior visibilidade;
  • Atende diferentes necessidades;
  • Baixo custo;
  • Informações mais precisas;
  • Aliados nas campanhas de marketing;
  • Ajudam a fidelizar ainda mais os clientes;
  • Entre outras!

Viu só como as etiquetas e rótulos são muito vantajosas para o seu negócio? Cada uma delas precisam ser fabricadas com atenção e com base na necessidade e objetivo de cada cliente.

Conte com a Light Print na impressão das suas etiquetas e rótulos personalizados

A Light Print oferece o que há de melhor e mais tecnológico para a impressão de etiquetas e rótulos personalizados. Aqui, você encontra uma equipe especializada e com conhecimentos essenciais para desenvolver soluções únicas para cada necessidade que você tenha. 

Atuamos em diversos setores do mercado, incluindo a indústria química, automotiva e de eletroeletrônicos, sempre levando embalagens exclusivas e com grande competitividade no mercado. 
Cole sua marca com a gente! Entre em contato e saiba mais.

Fechar Menu