Saiba tudo sobre o Diamante de Hommel: o que é e como funciona.

Saiba tudo sobre o Diamante de Hommel: o que é e como funciona.

O Diamante de Hommel é uma simbologia muito utilizada no setor químico. Saiba mais sobre ela! 

Você sabe qual a importância do Diamante de Hommel para as etiquetas da indústria química? 

Esta simbologia classifica o grau de risco de diferentes produtos químicos, e as etiquetas técnicas adesivas são responsáveis por informarem todas as características daquele produto, incluindo é claro, seu grau de risco. Empresas que trabalham com o setor químico precisam conhecer a fundo cada detalhe sobre o Diamante de Hommel para garantir que seus produtos ou serviços estejam em dia com a segurança. Ficou interessado (a) e quer saber mais sobre o tema? Continue de olho no blog da Light Print!

Diamante de Hommel: o que é?

Também conhecido como Diagrama de Hommel, esta simbologia classifica o risco de cada produto em níveis. É baseado na National Fire Protection Association (NFPA), uma organização norte-americana referência em proteção contra fogos e outros produtos que podem colocar a vida das pessoas em risco. 

O Diamante de Hommel é facilmente reconhecido, indicando assim o nível de risco de cada produto em específico, sendo eles de variáveis níveis e substâncias. 

No diagrama, 4 cores diferentes são utilizadas como parâmetro para avaliar o potencial de risco das substâncias perigosas encontradas em elementos e produtos químicos. São elas:

  • Vermelho – representa inflamabilidade, que é o alto risco de combustão;
  • Azul – representa riscos à saúde;
  • Amarelo – indica risco de reatividade, na qual existe a possibilidade de uma reação acontecer;
  • Branco – riscos específicos de cada tipo de produto. Neste caso, esses possíveis problemas devem ser descritos pelo fabricante.

É importante ressaltar que o Diamante de Hommel indica apenas a classificação de risco de cada produto, e não as substâncias e composições que podem provocar este risco. Tais informações devem ser consultadas de acordo com os fabricantes do produto. 

Diamante de Hommel: grau de classificação dos riscos  

Além de ser representado por cores, o Diamante de Hommel possui classificações para cada etapa, para que assim seja possível realizar a análise adequada do grau de risco de cada produto. 

As classificações são apresentadas em forma decrescente, na qual o 4 é o maior número de risco e o 0 é o menor número de risco. 

Vermelho (inflamabilidade)

4. (ponto de fulgor) = gases inflamáveis, líquidos voláteis (passam do estado líquido para o estado gasoso), materiais de pirotecnia (relacionado a fogos e explosões);

3. Em temperatura ambiente, podem entrar em ignição;

2. Quando aquecidos moderadamente, podem entrar em ignição; 

1.Precisam de aquecimento para entrarem em ignição;

0.Produtos que não entram em ignição. 

Azul (riscos para à saúde) 

4. Produto ou conteúdo letal;

3. Produto ou conteúdo extremamente perigoso e danoso; 

2. Produto ou conteúdo moderadamente perigoso; 

1. Produto ou conteúdo levemente perigoso;

0. Produto ou conteúdo sem apresentar riscos de perigo ou com risco pequeno.

Amarelo (reatividade) 

4. Na temperatura ambiente, provoca detonação ou decomposição com explosão;

3. Provoca detonação ou decomposição com explosão quando é exposto a fonte de energia;

2. Provoca reação química violenta quando é exposto a altas temperaturas e/ou pressões elevadas;

1. Instável quando exposto ao aquecimento;

0. Normalmente permanece estável.

Branco (riscos específicos) 

No caso deste tipo de classificação, ela é descrita através de combinações específicas, e não em números. Normalmente, os símbolos são os seguintes:

OXY – indica oxidante forte;

ACID – indica ácido forte;

ALK – indica alcalino forte;

SA – indica gás asfixiante simples;

BIO – indica risco biológico;

RAD – indica produto radioativo;

W – indica restrição ao uso de água.

Esta simbologia é aplicada em diversos países, facilitando o manuseio e o cuidado com determinados tipos de produtos, além de mantê-los afastados de possíveis agentes de risco, como por exemplo, produtos inflamáveis e o fogo. 

Qual a importância do Diamante de Hommel nas etiquetas químicas? 

O Diamante de Hommel é responsável por indicar o grau de classificação de risco de cada produto químico, em níveis que variam de 4 até 0 ou em simbologias para cada composto. Apesar de não ser obrigatório segundo a legislação brasileira, algumas empresas que trabalham com resíduos e produtos químicos optam por inseri-lo em suas embalagens.

Além de garantirem que os produtos ou serviços em destaque estejam nomeados com este aviso, esta medida é uma alerta para que muitos trabalhadores tomem o devido cuidado na manipulação dos produtos, daí surge sua importância. 

No Brasil, os rótulos de produtos químicos devem atender a Norma Regulamentadora (NR) 26, assim como o Decreto Federal 2.657/98, que informam sobre obrigações de segurança específicas, dependendo do segmento, atividades e empresa. 

Segundo a (NR) 26, a rotulagem de produtos químicos classificados como perigosos deve ser realizada de acordo com os procedimentos definidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) da ONU (Organização das Nações Unidas). A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 14725-3 faz menção a mesma definição da (NR) 26. 

Na promulgação do Decreto Federal 2.657/98, “os produtos químicos perigosos devem portar uma etiqueta facilmente compreensível para os trabalhadores que facilite informações essenciais sobre a sua classificação, os perigos que oferecem e as precauções de segurança que devam ser observadas. ” 

A qualidade das etiquetas técnicas é fundamental 

Com este blog, você aprendeu que o Diamante de Hommel é uma simbologia muito importante para o setor químico, que trabalha com composições químicas variadas e perigosas. Além disso, a preocupação com a qualidade dos rótulos é um fator que deve ser levado em conta, afinal, como elas possuem o dever de informar, sua qualidade deve ser preservada. As etiquetas precisam comprovar resistência a abrasão, temperaturas muito altas, condições adversas de tempo e muitas outras ocorrências. 

A Light Print é uma indústria de etiquetas técnicas que oferece soluções em rótulos, ribbons, adesivos com resistência a abrasão e outros tipos de condições, incluindo uma preparação exclusiva para etiquetas com Diamante de Hommel. O setor químico é um dos setores de referência da Light Print, e nele disponibilizamos todos os serviços para conclusão do Diamante de Hommel. 

 Para saber mais sobre a Light Print e nossos serviços, acesse www.lightprint.com.br e conheça! 

Deixe uma resposta

Fechar Menu