Tudo sobre ribbons

Tudo sobre ribbons

Você sabe para que servem os ribbons, qual a sua importância e como eles são feitos? Com este artigo, compreenda as principais diferenças e saiba tudo sobre ribbons.

Existem três tipos de ribbons, sendo ele o de resina, cera e misto, porém, você sabe qual é a principal utilização de cada um? Continue lendo para entender melhor.

Desenvolvido especialmente para utilização em atividades de automação em indústrias e cadeias de suprimentos, os Ribbons ou TTR (Thermal Transfer Ribbons), são películas, que através da transferência térmica, transfere a pigmentação para o substrato através do aquecimento da cabeça de impressão.

Esse método de impressão é responsável por garantir a qualidade dos pequenos caracteres e códigos de barras, além de ampliar a resistência da impressão comparado com outros métodos mais tradicionais, como laser ou jato de tinta (ink jet). Códigos de barras e pequenos caracteres devem manter a sua qualidade preservada, e os ribbons atuam assegurando esta característica.

         Existem três classificações para Ribbon, sendo eles: ribbon resina, cera e misto.

Tudo sobre ribbons: Ribbon de Resina

Tudo sobre ribbons

O ribbon de resina é composto por uma grande porcentagem de resina a base de poliéster. Sua principal característica que o diferencia dos demais é ter resistência a agentes abrasivos como álcool e gasolina.

Ele é responsável por assegurar resistência a produtos químicos e abrasivos, oferece resistência a altas temperaturas, tem grande capacidade de dissipação estática, garante qualidade de impressão com redução de energia na cabeça térmica e produz códigos de barras com qualidade e velocidade.

Suas principais aplicações são utilizadas para hospitais e laboratórios de diagnóstico, indústria química, indústria automotiva, entre outros.

Tudo sobre ribbons: Ribbon de Cera

Os ribbons de cera possuem cobertura em papéis autoadesivos, oferecendo energia reduzida na cabeça térmica da impressora, o que garante a maior durabilidade.

Algumas das vantagens de optar pelos ribbons de cera são: oferecer maior nitidez na impressão do código de barras, prolongar a via útil da cabeça térmica de impressão, proporcionar as imagens mais claras e contrastadas, entre muitos outros.

Para voltar a home, clique aqui.

Tudo sobre ribbons: Ribbon Misto

É composto por uma mistura de resina e cera, e por isso recebe o nome de “misto”. Ele proporciona alta qualidade de imagem, além de resistência moderada a produtos químicos. Em relação a sua aplicação, existe uma grande diversidade de possibilidades, sendo desde as mais simples até as mais complexas, como inventários, gôndolas, caixas de CD e DVD, etiquetas de advertências, entre outras.

As principais vantagens de utilizar esse modelo de ribbon são: oferecer maior versatilidade para aplicações em condições externas, maior resistência a borrões, riscos, manchas, e produtos químicos, imprimir em alta velocidade e com temperaturas menores, além de outras.

Após compreender o que é cada tipo de ribbon tem a oferecer, é importante estar atento a três aspectos fundamentais, sendo eles:

Tipo de uso:

O tipo de uso de cada ribbon depende da modalidade de impressão, sendo ela por transferência térmica ou direta.

Quando a impressora térmica direta é utilizada, a impressão é sobre o papel térmico, sem a utilização de ribbons. Já com a utilização de transferência térmica, a impressão é mais duradoura e com maior qualidade.

Tamanho da impressão

O tamanho desejado para a impressão determina o tamanho da impressora utilizada, afinal, o rolo de etiquetas possui um diâmetro interno específico.

Tamanho das etiquetas

O mercado de ribbons conta com grande variedade de tamanhos e formatos, necessitando de atenção para não enfrentar nenhum tipo de dano com o aparelho utilizado.

Utilizar os ribbons de maneira incorreta pode ocasionar muitos problemas no resultado final da impressão, necessitando de um investimento maior em manutenções.

Cada ribbon, seja ele misto, resina ou cera, possui uma funcionalidade específica, utilizada de acordo com os segmentos atendidos.

Os ribbons são importantes para manter a informação preservada em produtos. Feitos com componentes de alta qualidade e resistência, eles são essenciais em diversos segmentos. A Light Print é uma fabricante de ribbons e diversos tipos de etiquetas, especialista no setor químico, automotivo e de eletroeletrônicos!

Gostou de ler o nosso blog sobre tudo sobre ribbons? A Light Print atua no ramo de impressão de ribbons e etiquetas técnicas desde 1990, tendo total expertise para desenvolver o material que sua empresa precisa com garantia de qualidade. Nossos profissionais possuem a experiência que o seu negócio precisa. Se interessou e quer saber mais? Acesse o nosso site e conheça: http://www.lightprint.com.br

Fonte: http://blog.valejet.com/tudo-que-voce-queria-saber-sobre-a-etiqueta-ribbon/

Deixe uma resposta

Fechar Menu