O que é certificação ISO 9001?

O que é certificação ISO 9001?

Com este arquivo, conheça a certificação ISO 9001, além de descobrir quais são os procedimentos necessários para garantir a normatização em sua empresa.

A ISO 9001 é uma norma focada em garantir a qualidade das empresas, otimizando os processos empresariais e melhorando a agilidade com que os produtos são confeccionados. Se interessou e quer conhecer melhor? Continue lendo essa matéria.

A Norma ISO 9001 corresponde a um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização dos processos empresariais, melhorando a agilidade no desenvolvimento dos produtos. O grande foco é alcançar a satisfação total do cliente, alcançando o sucesso sustentado.

O Sistema de Gestão da Qualidade é um instrumento utilizado para encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da empresa, sempre focando na equipe responsável pela gestão. 

A ISO 9001 também é uma forma de documentar a cultura da empresa, permitindo que a mesma cresça sem perder a qualidade, oferecendo bens e prestando serviços de forma satisfatória.

A implementação e certificação são duas etapas diferentes do processo do Sistema de Gestão de Qualidade, porém, ambas possuem o mesmo objetivo: entregar a qualidade total ao cliente.

A fase da implementação consiste no período em que a empresa se adequa aos processos necessários para obter a certificação ISO 9001.

Após realizar a implementação, a empresa deve contratar uma empresa certificadora autorizado pelo Inmetro, que realizará auditorias para verificar se a implementação está condizente com a norma e emitir o certificado.

Quanto tempo demora para obter a certificação ISO 9001?

Etiquetas vinil

Todas as organizações que possuem o objetivo de implementar o Sistema de Gestão da Qualidade possuem a dúvida da quantidade de tempo médio levado para obter a certificação ISO 9001. 

A resposta é muito relativa, afinal, esse quesito depende de uma série de fatores, como número de funcionários, porte e setor da empresa, comprometimento da direção, envolvimento dos funcionários, entre outros.

Para as empresas de pequeno e médio porte que estão engajadas em obter o certificado, o prazo médio varia de 6 meses a um ano, porém, é importante frisar que o prazo é estimado, e que cada organização leva um tempo próprio para se certificar.

Pequenas empresas podem ter a certificação ISO 9001?

Atualmente, as micro e pequenas empresas possuem condições de garantir a certificação ISO 9001. 

Já existem plataformas e sistemas que contemplam todas as informações necessárias para conseguir a certificação ISO 9001. Isso permite que, qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, tenha condições de conhecer e controlar melhor o seu processo, otimizando assim, os ganhos para minimizar as perdas. O maior objetivo é buscar o alto nível de qualidade em seus produtos e serviços, consequentemente, tornar a empresa mais competitiva e lucrativa.

O que é preciso para garantir a normatização ISO 9001 para sua empresa?

Segundo o site Templum, separamos alguns dos itens obrigatórios para dar início no processo e tornar a sua empresa certificada.

  • possuir um CNPJ;
  • cumprir a legislação pertinente ao negócio;
  • implementar os requisitos abaixo;
  • Identificar o contexto da organização
  • Identificação das partes interessadas
  • Mapeamento de Processos
  • Definição da Liderança
  • Política da Qualidade
  • Planejamento do Sistema de Gestão
  • Definição dos Recursos para atendimento do planejamento
  • Processos de Operação
  • Verificação do cumprimento dos objetivos
  • Ações corretivas
  • Realizar a auditoria interna
  • Contratar um organismo de certificação
  • Qual o tempo de validade da certificação ISO 9001?

A certificação ISO 9001 possui validade de 3 anos. Após esse período, a organização passa por uma nova auditoria de recertificação, verificando a evolução dos processos conquistados com o auxílio do Sistema de Gestão da Qualidade, além de compreenderem quais foram as melhorias realizadas no período. 

Como funciona a auditoria de certificação da ISO 9001

É comum que o processo de auditoria ocorra em duas etapas. No primeiro momento, o auditor verificará se a empresa atende os requisitos pré-estabelecidos para obter o ISO 9001, se não possui nenhum item não contemplado em seu sistema de gestão e aponta quais são os ajustes que necessariamente deverão ser feitos.

Os documentos poderão ser enviados para análise em um escritório certificado, sem a visita presencial. Com tudo certo, a empresa passa para a segunda etapa, também conhecida como auditoria de conformidade.

Já na segunda etapa, o auditor é responsável por verificar todos os processos da organização, além da conformidade dos produtos e serviços oferecidos por meio de uma entrevista e observação com os responsáveis pelos processos.

Se todos os requisitos estiverem adequados, o auditor recomendará a certificação da empresa. Essa parte da auditoria precisa ser presencial e o resultado consiste na emissão ou não recomendação para o ISO 9001, ou ainda, a manutenção do certificado, em casos de renovação. A médica para entregar a certificação para as empresas aprovadas é de 40 dias.

  • Light Print: uma empresa certificada pela ISO 9001

A Light Print tem como princípio, oferecer as melhores etiquetas técnicas, garantindo resistência e qualidade a todos os nossos clientes.

A empresa atua desde 1990 no segmento gráfico, dominando todas as técnicas existentes e contando com tecnologias inovadoras.

Além disso, toda a equipe se preocupa com a sustentabilidade, contendo soluções internas, externas e com foco no meio ambiente, para assim, construir uma sociedade melhor.

Para garantir a qualidade dos produtos confeccionados em nossa empresa, desde 2006 somos certificados pela ISO 9001, mostrando que nossa empresa segue o padrão de qualidade mundial, explicado anteriormente.

Além disso, também possuímos a norma IATF 16949 desde 2012. A mesma consiste em uma certificação dada para indústrias automotivas mundiais, garantindo que todas as exigências dos sistemas de qualidade estejam alinhados. Nossa empresa possui padrões de qualidade de acordo com o setor automotivo.

Para compreender melhor as características dessa certificação, e como ela agrega nos produtos confeccionados pela Light Print, dê uma olhada em nosso blog, lá você encontrará uma matéria exclusiva sobre o assunto: www.lightprint.com.br/blog
Acesse também o nosso site e conheça todas as soluções em etiquetas técnicas, ribbons e rótulos adesivos confeccionadas pela Light Print: www.lightprint.com.br

Deixe uma resposta

Fechar Menu