Você está visualizando atualmente Etiquetas holográficas: tudo o que você precisa saber sobre

Etiquetas holográficas: tudo o que você precisa saber sobre

Sem dúvidas você já se deparou com as etiquetas holográficas por aí. Mas, você sabia que elas são perfeitas para destacar o seu produto? Pois é! Essa opção de etiqueta, que pode ser aplicada em diversas embalagens, com técnicas como as de cold stamping ou hot stamping, é excelente para atrair a atenção dos consumidores. 

Por conter um material mais nobre e técnicas especiais de impressão, a etiqueta holográfica acaba atraindo naturalmente a atenção quando estão expostas. Isso acontece por inúmeras razões e neste conteúdo você vai descobrir mais sobre a impressão holográfica e suas vantagens. Vamos lá!

O que são as etiquetas holográficas?

As etiquetas holográficas, são adesivos formados por um plástico filme que pode ser composto por diferentes materiais como polipropileno, vinil e poliéster. Ele pode ser encontrado em duas formas, a primeira é um formato geométrico, ou padrão holográfico e a segunda em uma superfície totalmente lisa, como o verso de um CD. 

Em ambos casos, o filme holográfico apresenta como característica a furta-cor, uma combinação de tonalidades que mudam conforme a luz é projetada sobre elas. Quer um exemplo de material holográfico? Confira abaixo.

Essa mochila representa bem o que são os materiais holográficos: superfícies brilhantes que vão mudando de cor conforme a luz é refletida sobre ela. Mas, como ficam esses materiais no caso da impressão? Podem ser aplicados em qualquer superfície? 

No caso das etiquetas em que são utilizados esse tipo de filme, a aplicação segue o mesmo principio, ou seja, a parte brilhante fica exposta, mas, na maioria dos casos se torna o fundo da etiqueta, servindo como base para a impressão da mesma. 

E como saber se esse é o tipo de impressão ideal para a sua necessidade? Bom, a impressão em adesivo holográfico se torna uma interessante escolha quando o seu objetivo é: 

  • Valorizar o produto e marca;
  • Contar com impressões atrativas e destacadas;
  • Oferecer uma estética exclusiva;
  • Contar com etiquetas personalizáveis.

Onde são aplicadas as etiquetas holográficas?

É comum que as etiquetas holográficas sejam utilizadas, principalmente, como meios de promover sua marca ou produtos que merecem uma atenção especial. Mas, sua aplicação vai além desses meios, elas podem ser aplicadas em outras situações. Confira abaixo mais detalhes dessa aplicação. 

Laminação holográfica: 

Neste tipo de aplicação é utilizado um filme com efeito holográfico que pode ser aproveitado em diferentes tipos de impressões e superfícies. Quer um exemplo? Você pode solicitar a impressão da sua etiqueta em branco, com o BOPP de base e aplicar o filme holográfico sobre ele. 

O resultado? Uma etiqueta com padrão furta-cor, com brilho único além de oferecer um incrível efeito de profundidade. Esse tipo de aplicação é muito escolhida quando a ideia é destacar o produto e oferecer um ar mais decorativo a ele. 

VOID — Lacres de segurança:

As etiquetas VOID, conhecidas por fazerem parte do grupo de etiquetas de segurança, também podem contar com a aplicação de adesivos holográficos em sua impressão. Elas são fabricadas com materiais específicos e se caracterizam por serem invioláveis e impossíveis de serem replicadas, deixando marcas de violação na embalagem quando removidas. 

Neste caso, quando o filme holográfico é aplicado sobre a etiqueta VOID ela pode ser utilizada como lacre de segurança, contendo ou não informações sobre o produto. Assim, quando o lacre é removido, a etiqueta irá se desfazer em um formato xadrez, informando que a embalagem foi aberta. 

Hot ou Cold Stamping:

As etiquetas com impressão de adesivo holográfico também podem ser realizadas com as técnicas de hot ou cold stamping. Você já ouviu falar nelas? Vamos te explicar!

Ambas técnicas são processos de impressão utilizados na flexografia e apesar de muito parecidas, essas impressões em relevo possuem uma diferença significativa no processo de reprodução. No hot stamping a impressão é feita utilizando transferência de uma fita aquecida, já no cold stamping o processo é o mesmo, mas a fita de é utilizada a frio. 

No caso das etiquetas holográficas que utilizam esse processo, apenas um lado da etiqueta é impressa com o adesivo holográfico. O mais comum é que esse tipo de etiqueta holográfica tenha suas aplicações voltadas para decorar e destacar a estética, utilizadas na impressão de lacres, certificados, cartões, ingressos, convites e até mesmo logotipo de marca.

Como funciona a impressão de uma etiqueta holográfica?

A impressão das etiquetas com adesivo holográfico vai levar em consideração o objetivo e aplicação das mesmas. Com base nisso, será definido o melhor tipo de impressão, que pode ser térmica ou flexográfica. 

No caso da impressão flexográfica, onde são empregadas técnicas de hot e cold stamping, o processo conta com materiais especiais, multicoloridos, onde as informações impressas serão destacadas com o efeito holográfico. 

Ou seja, o adesivo holográfico serve como acabamento da etiqueta e não como base para seu desenvolvimento. Nessa escolha, a base da etiqueta pode ser tanto de poliéster ou papel couchê, quanto de vinil transparente e entre outras opções disponíveis. 

Já nas impressões térmicas, que são aquelas em que o adesivo holográfico serve de base para a impressão, ela pode ser feita com até três cores e o efeito holográfico fica no fundo da etiqueta. 

Importante lembrar que em ambos casos, são utilizados processos em que são desenvolvidos elementos ópticos de hologramas. Nesses processos são usados inúmeros algoritmos que combinam padrões de radiação espelhada, tornando assim, a etiqueta única e com detalhes impossíveis de serem replicados. 

Por que elas são boas opções?

Se você chegou até aqui, é porque está ainda mais interessado em investir nas etiquetas holográficas e, sem dúvidas, quer conhecer razões que vão te ajudar a tomar a decisão. Então, não se preocupe! Neste tópico vamos te apresentar bons motivos que vão fazer você querer investir nelas. Confira.

  • Melhora a estética do produto: as etiquetas holográficas tornam suas embalagens mais atraentes, chamando a atenção dos consumidores para o produto. Além disso, quando essas etiquetas apresentam o nome ou logo da marca, acaba facilitando a associação do produto à marca e, assim, aumenta a exposição e destaque no mercado. 
  • Garante a segurança: como já citamos, uma das aplicações das etiquetas holográficas é nos lacres de segurança e etiquetas VOID. Isso significa que elas garantem maior segurança ao produto e consumidor, visto que é possível identificar quando são removidas ou adulteradas. 
  • Comprova a autenticidade: um dos grandes diferenciais da etiqueta holográfica é que é muito difícil reproduzir ou copiá-la. Cada peça é única, dessa forma, elas garantem a autenticidade do produto, aumentando a confiabilidade da marca e a satisfação dos clientes.

Esses são apenas alguns dos motivos que tornam as etiquetas holográficas uma ótima escolha para a sua empresa. Existem muitos outros e para conhecê-los é só falar com os especialistas aqui da Light Print!

Onde encontrar impressão de etiqueta holográfica?

É comum que muitas vezes você procure por algo mais específico para destacar seu produto, como, por exemplo, as etiquetas holográficas. Essas etiquetas com impressão de adesivo holográfico se tornam boas opções para essa necessidade. 

Como você viu, elas contam com processos de impressão únicos que garantem que não possam ser reproduzidas ou copiadas e que, quando combinadas com outros elementos, aumentam a segurança e evitam violações das embalagens. Além, é claro, de contribuir para destacar competitivamente o seu produto no mercado. 

Se você busca por essa etiqueta, pode contar com a Light Print!

Aqui, personalizamos e desenvolvemos essa e muitas etiquetas e rótulos com base nas suas necessidades. Garantimos impressões de qualidade e excelência, atendendo os mais diversos mercados e aplicações

Entre em contato e conheça nossas soluções