Diferença entre ribbons de cera e ribbons de resina

Diferença entre ribbons de cera e ribbons de resina

Ribbons de cera. Para descobrir tudo que você precisa saber sobre o tema é só continuar a leitura desse artigo!

Os ribbons são materiais destinados para uso em atividades de automação industrial e em cadeias de suprimento. Eles estão disponíveis em três categorias, sendo elas cera, resina e mista, porém, é comum que existam dúvidas referentes às suas aplicações.

         A confusão se torna ainda maior, pois, no momento de escolher sobre qual utilizar, é preciso considerar pontos como o custo-benefício e avaliar todo o contexto de uso.

         Afinal, ninguém fica contente ao realizar uma compra que não atende às necessidades da empresa. Foi pensando nisso que a Light Print preparou uma lista com as principais características de cada produto.

Ribbons de cera

         Os ribbons de cera são destinados à impressão de grandes variedades e produtos, podendo ser papéis e até alguns filmes. Ele possui baixo custo, imprime em alta velocidade e não necessita de temperaturas elevadas para ser impresso, o que permite que o desgaste da cabeça de impressão seja bem menor e, consequentemente, tenha a durabilidade ampliada.

         Suas principais propriedades são a baixa resistência a atrito, temperatura, lavagem, industrial e produtos químicos. Embora atenda as principais necessidades de qualidade e impressão das empresas, possui baixa resistência aos atributos listados merece atenção no momento de homologação.

         Ele geralmente é utilizado em papel ou filme de bopp fosco, sendo, em relação a este último, é necessário que seja realizado teste. Os ribbons de cera costumam ser aplicados em etiquetas para expedição, inventários, identificação de produtos, entre outros usos.

         É importantíssimo que as informações impressas nele não sejam de grande importância no processo.

2 – Ribbon de resina

         A principal diferença entre nos ribbons, é a resistência. Trazendo como principal diferencial para o ribbon de era, o ribbon de resina é muito mais resistente.

         Em relação ao processo de impressão, o ribbon de resina necessita de uma temperatura maior. Embora seu custo seja elevado, a empresa tem a segurança de que as informações impressas não serão perdidas no processo.

         Ele geralmente é utilizado em filmes como bopp, polietileno e poliéster. É muito indicado para a impressão de código de barras, textos com fontes pequenas, grandes caracteres e logos com estabilidade e qualidade. Hospitais, indústrias automotivas, empresas de criogênia e laboratórios costumam utilizar deste material, já que trabalham com produtos químicos.

3 – Ribbon misto

         Além dos dois tipos apresentados anteriormente, existe ainda, o ribbon misto. Ele consiste na mistura de resina e cera.

         Sua formação foi desenvolvida com a intenção de suprir a necessidade de aplicações que necessitam média resistência a atritos e calor.

         Para facilitar a escolha do ribbon ideal, é importante conhecer o processo de fabricação do mesmo, entendendo todas as etapas que ele irá passar, além de entender com exatidão o que sua empresa necessita.

         O que realmente determinará o tipo de etiqueta a ser utilizado é o nível de resistência, ou seja, dependendo da utilização do mesmo, existirá um material que se encaixará da melhor forma.

         Se você está em dúvida de qual escolher, entre em contato com nossa equipe. Além de solucionar suas dúvidas, podemos te oferecer materiais de qualidade, resistência e durabilidade.

Saiba mais em: www.lightprint.com.br

Deixe uma resposta

Fechar Menu